domingo, 12 de fevereiro de 2012

Expedição aos Pátios Desativados na Região Central do Rio


   No dia 05/02/2012, eu e mais dois amigos expedicionários do Trilhos do Rio ( www.trilhosdorio.com.br/forum ) fizemos uma expedição aos pátios da Marítima, Praia Formosa e Barão de Mauá. De Barão de Mauá aproveitamos e fomos em Alfredo Maia, investigar o que restou de sua estação (nenhum vestígio aparente) e sua antiga oficina e instalações. Um cenário desolador, que nos mostra claramente o quanto o transporte ferroviário foi abandonado por nossos governantes.
   Bom, mesmo nem tudo sendo flores, esse é um roteiro que pode ser feito por qualquer um sem nenhuma dificuldade.

expcentroriofev12Percurso. Imagem e arte: Paulo ITT
01) Ponto de partida - gare D. Pedro II
02) Entrada do túnel sentido D. Pedro II - Marítima
03) Viaduto da Rua barão de Gamboa
04) Ruínas em restauração da estação Marítima
05) Saída do túnel sentido D.Pedro II / S. Diogo - Marítima
06) Trilhos que avançam sobre terreno, provavelmente vindo de Praia Formosa
07) Ramal de carga de Praia Formosa
08) Praia Formosa - Frente
09) Praia Formosa – Lateral
10) Área da Barão de Mauá e antiga Alfredo Maia.
   Tive a oportunidade de conhecer o lendário túnel que dava acesso a Estação e terminal de cargas Marítima, coisa que eu sempre quis fazer, mas antes era muito difícil devido a área não oferecer muita segurança.
SONY DSC                       O lendário túnel. Foto: Vinícius Cintra
   O túnel está em obras e muito se fala sobre a possível passagem de uma linha de VLT por lá. Tomara que se concretize isso, pois nada mais justo do que um uso ferroviário para um túnel que já foi ferroviário.
   Onde era o pátio da Marítima, hoje existe - em quase toda sua totalidade - a Cidade do Samba e a Vila Olímpica da Gamboa. Mas, felizmente, alguma coisa ainda foi preservada.
SONY DSC
SONY DSC                       Galpões da Marítima. Fotos: Vinícius Cintra
   Dentro de um desses galpões está uma composição ferroviária.
SONY DSC                       Foto: Vinícius Cintra
   De lá, seguimos para Praia Formosa e encontramos seu pátio invadido por máquinas e toda sua área cercada por tapumes. Mas não deixamos de fazer alguns registros.
DSC00521
DSC00522
   Barão de Mauá foi nosso próximo destino. Apenas a Avenida Francisco Bicalho e o Canal do Mangue separam Praia Formosa de Barão de Mauá.
DSC00526Entrada do pátio de Praia Formosa
DSC00527Saída de Barão de Mauá
   Um prédio lindo, é o que posso dizer da Estação Barão de Mauá. Uma pena que não é operacional, embora tenha plenas condições de sê-lo. Em seu pátio existem trens que estão esperando por restaurações faz tempo, como por exemplo nosso primeiro trem elétrico. Uma cena muito triste para nós amantes do modal ferroviário e para toda a sociedade que acha que um país que não respeita seu passado jamais será um país de futuro.
DSC00534 
DSC00537
   Um grande desperdício de dinheiro público recente foi o trem que foi totalmente reformado para fazer o “Barrinha” e que está jogado à própria sorte como os outros que lá estão.
DSC00532 O Barrinha: qual será o destino desse trem?
DSC00533Estações que o Barrinha iria atender.
   A expedição foi bem bacana e recomendo que se faça para se conhecer um pouco do que restou de nosso sistema ferroviário original aqui na Capital. Um percurso que se desenrola por algumas partes que lembram bem o Rio Antigo e que não chega a ter 10km.
Até a próxima.